quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA
EPROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI CANECA





PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM







“CRIANÇA, ALMA DO NEGÓCIO”








AUTORES: Geiza, Joziany, Marilan e Zunira
















Cacoal – RO
Apresentação do Projeto:


Este projeto tem como finalidade promover uma reflexão sobre a influência  da sociedade de consumo e as mídias de massa  na formação das crianças, uma vez que estas são vistas como a “alma do negócio”.



Desenvolvimento:

1ª etapa

Conversa informal com os alunos sobre o tema abordado no projeto fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios sobre os temas apresentados, utilizando as questões: O que sabemos?  O que queremos saber? Em seguida definir com eles qual será o nome do projeto da nossa turma e o que poderemos apresentar como produto final e quando faremos esta apresentação.


2ª etapa

As crianças deverão assistir com os pais duas  propagandas, uma que ele goste e outra que ele não goste e juntos irão discutir sobre os diferentes  temas. Na seqüência deverão   socializar com os colegas na sala de aula e contar o que eles sentiram a respeito das mesmas destacando os pontos positivos e negativos.







3ª etapa

Questionar os alunos sobre:

  • Quais propagandas eles conhecem?
  • Qual a propaganda preferida deles?
  • Qual a intenção da propaganda?
  • Pergunte se alguém já foi influenciado por uma propaganda e peça para contar como foi.

4ª etapa
  • Mostrar aos alunos duas propagandas que tenha como foco o público infantil;
  • Fazer questionamentos aos alunos sobre as propagandas da seguinte forma:
- Qual o assunto da 1ª propaganda? Qual o assunto da 2ª propaganda?
-O que elas tem em comum?
-As propagandas os influenciaram em alguma coisa?
-Que produto ou serviço a propaganda quer vender?
-Qual a faixa etária, o sexo e a etnia das pessoas que participam da propaganda?
-Quais os temas das propagandas?

5ª etapa

Leitura e interpretação do conto “O amigo secreto” de Regina Chamlian

·        Peça a leitura do conto;
·        Sugerir que cada um faça uma lista de coisas que gostaria de comprar;
·        Ao terminar a lista, entre aos alunos um roteiro de questões:
Do que eu realmente preciso?
-O que tenho apenas vontade de comprar? Preciso de todos os itens para viver?
-De quanto dinheiro vou precisar para comprar tudo?
-Quais os itens da lista que eu poderei compra? Justifique.

  • Por fim, oriente a turma a comparar os gastos da compra com o salário mínimo de um trabalhador brasileiro.
  • Quantos dias de trabalho são necessários para comprar a lista inteira?

  • Debate sobre as experiências que cada um tem ao receber e entregar um presente. Lance algumas perguntas:

-Qual a diferença entre um produto industrializado e um artesanal?
-É possível comprar um presente personalizado?
-Você sentiria vergonha ou orgulho em dar a um amigo algo feito por você?

6ª etapa


Finalmente organize com a turma uma brincadeira de amigo secreto. Apresente o desafio: o presente tem que ser feito pelos próprios alunos. Quem será o artesão mais criativo?

Um comentário:

  1. Oi Zu!
    Gostei muito do projeto do grupo!
    Parabéns! São de professores aplicados que o Brasil precisa.
    Abraço.

    ResponderExcluir