MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA
EPROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI CANECA
PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM
“CRIANÇA, ALMA DO NEGÓCIO”
AUTORES: Geiza, Joziany, Marilan e Zunira
Cacoal – RO
Apresentação do Projeto:
Este projeto tem como finalidade promover uma reflexão sobre a influência da sociedade de consumo e as mídias de massa na formação das crianças, uma vez que estas são vistas como a “alma do negócio”.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Conversa informal com os alunos sobre o tema abordado no projeto fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios sobre os temas apresentados, utilizando as questões: O que sabemos? O que queremos saber? Em seguida definir com eles qual será o nome do projeto da nossa turma e o que poderemos apresentar como produto final e quando faremos esta apresentação.
2ª etapa
As crianças deverão assistir com os pais duas propagandas, uma que ele goste e outra que ele não goste e juntos irão discutir sobre os diferentes temas. Na seqüência deverão socializar com os colegas na sala de aula e contar o que eles sentiram a respeito das mesmas destacando os pontos positivos e negativos.
3ª etapa
Questionar os alunos sobre:
- Quais propagandas eles conhecem?
- Qual a propaganda preferida deles?
- Qual a intenção da propaganda?
- Pergunte se alguém já foi influenciado por uma propaganda e peça para contar como foi.
4ª etapa
- Mostrar aos alunos duas propagandas que tenha como foco o público infantil;
- Fazer questionamentos aos alunos sobre as propagandas da seguinte forma:
- Qual o assunto da 1ª propaganda? Qual o assunto da 2ª propaganda?
-O que elas tem em comum?
-As propagandas os influenciaram em alguma coisa?
-Que produto ou serviço a propaganda quer vender?
-Qual a faixa etária, o sexo e a etnia das pessoas que participam da propaganda?
-Quais os temas das propagandas?
5ª etapa
Leitura e interpretação do conto “O amigo secreto” de Regina Chamlian
· Peça a leitura do conto;
· Sugerir que cada um faça uma lista de coisas que gostaria de comprar;
· Ao terminar a lista, entre aos alunos um roteiro de questões:
Do que eu realmente preciso?
-O que tenho apenas vontade de comprar? Preciso de todos os itens para viver?
-De quanto dinheiro vou precisar para comprar tudo?
-Quais os itens da lista que eu poderei compra? Justifique.
- Por fim, oriente a turma a comparar os gastos da compra com o salário mínimo de um trabalhador brasileiro.
- Quantos dias de trabalho são necessários para comprar a lista inteira?
- Debate sobre as experiências que cada um tem ao receber e entregar um presente. Lance algumas perguntas:
-Qual a diferença entre um produto industrializado e um artesanal?
-É possível comprar um presente personalizado?
-Você sentiria vergonha ou orgulho em dar a um amigo algo feito por você?
6ª etapa
Finalmente organize com a turma uma brincadeira de amigo secreto. Apresente o desafio: o presente tem que ser feito pelos próprios alunos. Quem será o artesão mais criativo?
Oi Zu!
ResponderExcluirGostei muito do projeto do grupo!
Parabéns! São de professores aplicados que o Brasil precisa.
Abraço.